Propriedades da fonte de luz
Os parâmetros da fonte de luz podem ser visualizados e editados na paleta Info de Objeto. Os parâmetros disponíveis dependem do tipo de fonte de luz.
Acesse as propriedades da fonte de luz para um dispositivo de iluminação selecionado, selecionando Editar luz no menu de contexto. Na janela de diálogo Propriedades da luz, alguns dos parâmetros estão desabilitados porque, em vez disso, são controlados pelo objeto de dispositivo de iluminação.
Clique para exibir/ocultar parâmetrosClique para exibir/ocultar parâmetros
Parâmetro |
Descrição |
Tipo |
Indica o tipo de fonte de luz; mude para um tipo diferente selecionando um tipo diferente na lista exibida |
Ligado desligado |
Mostra ou oculta a luz produzida pela fonte de luz. Esta configuração também pode ser acessada no menu contextual de luz: clique com o botão direito na luz e selecione Ligar ou Desligar . |
Atualização Automática |
Processa automaticamente a apresentação quando os parâmetros relacionados à apresentação mudam |
Atualizar |
Quando a seleção de Atualização automática está desmarcada, clique para processar a apresentação quando os parâmetros relacionados à apresentação forem alterados |
Mostrar Sombras |
Cria sombras |
Sombras Suaves |
Cria sombras mais realistas diminuindo as arestas sólidas; O processamento é mais lento quando esta opção está habilitada |
Névoa Volumétrica |
Cria um efeito de iluminação volumétrica especial para luzes pontuais e focais quando usado em combinação com o efeito climático de fundo Lit Fog Renderworks (veja Criando fundos de Renderworks) |
Usar Parâmetros Reais |
Para precisão, especifica o brilho real da luz e a temperatura da cor; deixe desmarcado para usar a luz como uma fonte de luz simples. Necessário para uma luz personalizada, de área ou de linha. O brilho do emissor de todos os objetos de luz em uma cena com Usar emissor selecionado pode ser controlado em Opções de iluminação; VejoDefinindo Opções de Iluminação. |
Brilho |
Especifica o brilho da fonte de luz; insira uma porcentagem ou arraste a barra deslizante. Um valor acima de 100% pode ser inserido. Este parâmetro não está disponível para luzes personalizadas, de área e de linha, ou se Usar emissor estiver selecionado. |
Brilho de |
Especifica a localização dos dados de intensidade de luz para uma luz personalizada (entrada do usuário ou arquivo de distribuição); o arquivo de distribuição pode ser especificado clicando em Distribuição de carga |
Valor de brilho |
Especifica o brilho como um número preciso (em oposição à porcentagem mais arbitrária especificada em Brilho) |
Unidade de Brilho |
Selecione Lux, Lumens, Footcandles ou Candelas para a unidade de Brilho; as unidades disponíveis dependem do tipo de luz |
Dimmer |
Diminui o brilho da fonte de luz (intensidade) para luzes com Usar emissor selecionado; insira uma porcentagem ou arraste a barra deslizante. Apenas o brilho da fonte de luz é afetado; a temperatura da cor não é alterada. |
Angulo de Rotação da Luz |
Especifica o ângulo de rotação de uma fonte de luz personalizada em torno de um eixo conectando o local da luz ao alvo de luz; este ângulo define o plano para a curva de distribuição de intensidade e é exibido em vermelho no objeto de luz personalizado |
Usar Arquivo Fotométrico |
Especifica se deve ser usado o arquivo de dados do perfil de emissão anexado para a luz personalizada |
Arquivo Fotométrico |
Para uma luz personalizada, exibe o nome do arquivo de distribuição quando um arquivo de distribuição válido foi selecionado, ou “Nenhum” se um arquivo de distribuição válido não foi designado (clique em Distribuição de carga para especificar um arquivo) |
Carregar Fotometria |
Para uma luz personalizada, carrega os dados do perfil de emissão de luz de um arquivo padrão. O valor do brilho é obtido usando a integral dos dados brutos de emissão fornecidos com o arquivo. O arquivo deve ser um arquivo de texto com dados de distribuição de intensidade padrão da indústria em formato .ies. |
Temperatura da Cor |
Especifica a temperatura da cor da luz em Kelvin. Isso se refere a um emissor de corpo negro ideal, brilhando "vermelho quente" ou "branco quente". Uma temperatura mais baixa gera uma cor laranja; quanto mais quente a temperatura, mais próxima do branco é a cor da luz. Especificar esse parâmetro é opcional. Se não for especificado, a temperatura padrão é 0, o que significa que a cor de emissão final da luz é totalmente controlada pela seleção em Cor . Quando a temperatura é especificada, a Cor não pode ser alterada. A cor de emissão final é definida pela Temperatura da cor . As configurações de temperatura de cor podem ser balanceadas por branco em uma base por camada; VejoDefinindo Opções de Iluminação. |
Cor |
Especifica uma cor associada à fonte de luz; clique na caixa de cores para selecionar a cor do traço. Este parâmetro não estará disponível se Usar emissor for selecionado e uma Temperatura da cor for especificada. |
Queda de distância |
Indica a função de redução de distância para um ponto, spot, Personalizada, área ou linha de luz (especifica a taxa de mudança de intensidade enquanto se move ao longo do feixe para longe da fonte de luz) |
Qualidade |
Para luzes de área e linha, especifica a qualidade de amostragem da luz; selecione A partir do Modo de Apresentação para usar as configurações especificadas para a qualidade de Sombras Suaves nas opções de apresentação |
Geometrias |
Para luzes de área e linha, mostra a geometria do objeto de luz |
Diagrama de dispersão / feixe |
Arraste as alças no diagrama para definir os ângulos Abertura e foco de luzes spot ou insira os valores nos campos abaixo do diagrama |
Abertura |
Especifica o ângulo de propagação do spot light (o ângulo máximo do cone de luz) |
Foco |
Especifica o ângulo do feixe da luz spot (o cone de luz que não muda de intensidade até o ângulo de propagação) |
X / Y / Z ou X ’/ Y’ / Z ’ |
Especifica a localização da fonte de luz em relação ao plano da camada ativa ou plano de trabalho |
Altura Ponto Observado |
Para luzes de spot, define a altura Z acima do plano da camada ativa da alça de alvo de luz de spot |
Azimute |
Indica o azimute para uma luz direcional (Sul em zero graus); insira novos valores ou arraste a barra deslizante para definir |
Elevação |
Indica a elevação (graus acima do horizonte) para uma luz direcional; inserir valores novos ou arraste a barra deslizante para definir |
Deslocamento/Inclinação |
Clique no botão superior para exibir o foco de luz ou os ângulos de panorâmica e grande do feixe de luz personalizado; inserir valores novos ou arraste a barra deslizante para definir |
± X / ± Y / ± Z |
Clique no botão inferior para exibir a direção do feixe de luz em termos de seus componentes X, Y e Z |
Defina a orientação da luz direcional, pontual ou personalizada para a vista atual. Esta configuração também pode ser acessada no menu contextual de luz: clique com o botão direito na luz e selecione Definir luz para visualizar .
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Definir a orientação da vista atual para a luz direcional, pontual ou personalizada. Esta configuração também pode ser acessada no menu contextual de luz: clique com o botão direito na luz e selecione Definir vista para luz .
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Fótons Cáusticos |
Para objetos de luz pontuais, spot ou personalizados, selecione a intensidade com que os padrões de luz devem ser focalizados por materiais reflexivos ou transparentes refrativos, como água e vidro.
Superfícies reflexivas e/ou transparentes refrativas devem estar presentes para gerar efeitos cáusticos. Configurações mais altas de fótons cáusticos requerem mais tempo de processamento. Quando Fótons cáusticos são definidos com um valor diferente de Nenhum, os efeitos especificados são sempre mostrados no modo de renderização do Renderworks de qualidade final e são controlados pelo usuário para o modo de renderização do Renderização personalizada (veja Opções do Renderworks Personalizado) e para estilos do Renderworks (Criação de estilos de Renderworks). Independentemente da configuração, os efeitos cáusticos não são mostrados no modo de apresentação Renderworks Rápido.
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Mostrar Apenas Cáusticos |
Quando Fótons cáusticos é definido com um valor diferente de Nenhum, desativa os recursos de iluminação difusa, especular e global da luz, o que pode eliminar os efeitos cáusticos. O brilho da luz pode tornar os cáusticos mais brilhantes. Um ponto, spot ou objeto de luz personalizado com Mostrar apenas cáusticos selecionado pode ser usado ao lado de uma luz localizada de forma semelhante com esta opção desmarcada para obter um efeito de iluminação realista. |
Nome |
Exibe o nome da luz (como mostrado na paleta Visualização). O nome padrão de um dispositivo de iluminação (Spotlight requerido) é determinado pelo canal + propósito + tipo do instrumento (ou nome do símbolo) + NNA.. Este nome é atualizado conforme os parâmetros que o compõem mudam. Você pode editar o nome e evitar que seja atualizado removendo o “NNA”. |
Um símbolo que contém um objeto de luz pode ser copiado para reproduzir luzes idênticas. Altere a intensidade da luz para cada símbolo na paleta Informações do objeto.
Depois que uma luz foi colocada no desenho, a ferramenta Seleção pode ser usada para alterar sua localização e, dependendo do tipo de luz, os parâmetros do feixe.
Tipo da Luz |
Parâmetro de feixe |
Descrição |
Ponto, ponto, direcional |
Localização da luz |
Clique na luz com o cursor de movimento e arraste-o para seu novo local.
O identificador de alvo de luz spot não fica travado em seu alvo. A localização da alça alvo pode precisar ser reajustada depois de mover a luz spot. |
Spot, direcional |
Orientação e visão |
Selecione a luz; na paleta Info de Objeto, clique em Luz na Direção da Vista para definir a orientação da luz para a orientação da vista atual, ou clique em Clicar para definir a orientação da vista como a de a luz |
Direcional |
Azimute e direção de elevação |
Clique no azimute ou nos pontos de controle de elevação para alterar os parâmetros de luz direcional. Mova as alças com o mouse ou insira os valores de azimute e elevação na barra de dados.
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Ponto |
Direção do alvo |
Clique na alça com a ferramenta Seleção para alterar a direção do alvo do spot light; arraste para o novo alvo e clique para definir
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Direcional |
Direção do feixe |
Clique e arraste com o cursor de mão para alterar a direção do feixe
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Personalizado |
Alvo e eixo |
O vetor preto aponta para o local de destino; sua linha de eixo (o eixo de luz) conecta o local da fonte de luz ao alvo. O vetor vermelho começa no local da fonte de luz, apontando para um ponto de referência no “equador” da distribuição de intensidade polar. Também conhecida como “linha de ângulo zero”, ela representa a origem para medir a intensidade na curva de luz. |